Quantcast
Channel: Maytê Piragibe » atriz
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

MICHAEL CHEKHOV

0
0

MG 7765 1 937x1024 MICHAEL CHEKHOV

CAPÍTULO 1: CORPO E PSICOLOGIA DO ATOR

"(...) O ator deve tentar penetrar na psicologia de diferentes nações; tentar definir suas características específicas, seus traços psicológicos dominantes, suas idiossincrasias, seu interesses e sua arte. Pôr a claro as principais diferenças que distinguem entre si essas noções.

Além disso, esforçar-se-á por penetrar na psicologia de pessoas à sua volta e em relação às quais não sente simpatia. Tentará descobrir nelas algumas qualidades boas, positivas, que talvez não tenha notado antes. Faça uma tentativa de vivenciar o que elas vivenciam; pergunte a si mesmo por que elas elas sentem ou agem do modo que fazem.

Mantenha-se objetivo e ampliará imensamente a sua própria psicologia. Todas essas experiências indiretas fundarão, pelo seu próprio peso, em seu corpo, tornando-o mais sensível, mais nobre e flexível. E a sua capacidade para penetrar na vida interior das personagens que está estudando profissionalmente se tornará mais aguçada, mais nítida. Começará por descobrir primeiro esse inexaurível fundo de originalidade, inventiva e engenho que, como ator, é capaz de exibir. Estará apto a captar em suas personagens aquelas características sutis mais fugidias que ninguém mais, senão o ator, pode ver, e por conseguinte, revelar a seu público.

E, se além das sugestões acima adquirir o hábito de suprimir toda crítica desnecessária, seja na vida, ou no seu trabalho profissional, estará acelerando consideravelmente o seu desenvolvimento. O terceiro requisito é a COMPLETA OBEDIÊNCIA DO CORPO E DA PSICOLOGIA DO ATOR. O ator que se tornar absoluto de si mesmo e de seu ofício banirá o elemento de "acidente "de sua profissão e criará uma base sólida para seu talento. Somente um comando indiscutível de seu corpo e psicologia lhe dará a necessária autoconfiança, liberdade e harmonia para a sua criatividade. Pois na moderna vida cotidiana  não fazemos uso suficiente ou apropriado de nossos corpos e , em conseqüência, a maioria de nossos músculos se torna fraca, sem flexibilidade, insensível. Eles devem se reativados para que não lhes falte elasticidade. O método sugerido neste livro leva-nos a realização desse terceiro requisito. (...)"

RESUMO DO LIVRO "PARA O ATOR" MICHAEL CHEKHOV

(Crédito da foto: Carol Beiriz)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images





Latest Images